Se seu laptop for roubado amanhã, como você protegeria seus dados hoje?

Com a liberdade de trabalhar independentemente da localização física – viajar ou viver como um nômade digital – aumenta o risco de perda de dados. Seu laptop pode ser roubado de seu aluguel do AirBNB ou levado junto com sua mochila amanhã.

Há também outros fatores que reduzem a vida útil de seu equipamento, como a exposição a alto calor, umidade, chuva inesperada ou até mesmo areia na praia.

E a falta de uma Internet confiável naquela cidadezinha em que você está hospedado o faz com que você nem mesmo se preocupe com o Dropbox ou algum outro serviço de backup baseado em nuvem.

Você tem todas as suas fotos no laptop e em nenhum outro lugar? Se você estiver usando uma unidade externa, quando essa unidade morrer, o valor de 6 meses do seu trabalho morrerá com ela?

Quando a Internet é lenta a ponto de você não poder contar com o Dropbox, Google Docs ou algum outro serviço de backup em nuvem para funcionar por vários dias seguidos; seus arquivos de computador mais recentes ainda estão protegidos?

Porque se você não tem uma boa resposta para as perguntas acima, então continue lendo. Como este artigo irá ajudá-lo a encontrar uma solução à prova de balas para manter seus dados protegidos enquanto viaja ou vive em qualquer lugar do mundo.

A regra de 3

No mundo do montanhismo existe o que é chamado de âncora de escalada. É o que o impede de cair no chão se você errar durante uma tentativa de escalar uma parede rochosa muito alta e com pouca aderência e pontos de apoio.

Já que é a diferença entre estar vivo ou morto se sua âncora falhar, ela não é composta de apenas um único ponto de proteção. Existem pelo menos 3 pontos de proteção sólidos em uma âncora de escalada adequada. Isso muda o risco de uma falha completa da âncora em algo muito improvável. Mesmo se uma peça da engrenagem se partisse ou se parte da âncora se soltasse com uma pedra solta; você ainda estará vivo.

Um princípio semelhante deve ser aplicado à forma como você protege seus dados. Esta é a regra de backup de 3, também conhecida como “regra de backup 3-2-1”.

  • 3 cópias de seus dados. Porque duas cópias não são suficientes se seus dados são importantes para você.
  • 2 formatos de mídia diferentes para o seu backup. Como um disco rígido externo + cartão SD.
  • 1 backup externo.

Se sua hospedagem pegar fogo junto com todos os seus pertences, como você receberá suas fotos de volta? E seus documentos.

Mas por que isso é necessário? Tal como acontece com a escalada, as coisas podem e irão dar errado. Uma onda perigosa na praia pode derrubá-lo na água junto com seu laptop e unidade externa.

A companhia aérea econômica com a qual você voou pode perder toda a sua bagagem.

E um backup online de seus dados pode ser corrompido e inútil.

Uma solução da vida real

Aderir ao princípio de backup 3-2-1 com seus dados críticos e mais importantes não é tão difícil ou técnico quanto pode parecer.

Passo 1

Adquira um disco rígido externo, se ainda não tiver um. Escolha uma unidade com pelo menos o dobro da capacidade que você está usando atualmente. Portanto, se 500 GB de armazenamento do seu laptop estão sendo usados, compre uma unidade de 1 terabyte.

Se você não tiver certeza sobre qual disco rígido comprar, um Western Digital My Passport Ultra é uma ótima opção. É pequeno, rápido, confiável e relativamente barato. Também inclui software de backup fácil de usar para Windows.

Depois de conectar sua unidade, você vai querer começar a fazer o backup do seu laptop imediatamente.

Você pode fazer isso em um Mac em menos de um minuto ativando o Time Machine. Se você tiver um PC, use o software de backup incluído com sua unidade externa.

Passo 2

Agora você vai querer começar a enviar seus arquivos mais importantes para a nuvem.

Para uma solução de backup em nuvem tudo-em-um simples, o Dropbox é altamente recomendado. Se você prefere o Google Drive ou algum outro serviço, fique com eles, pois este conselho pode ser facilmente adaptado a essas alternativas.

Coloque todos os seus arquivos mais importantes na pasta Dropbox. Se você estiver usando um mac, aqui está um artigo que explica como fazer isso de maneira brilhante com um aplicativo chamado MacDropAny. Mas não se preocupe, você pode fazer o mesmo com um PC.

Neste ponto, você terá 3 cópias de seus arquivos mais importantes. Eles estão no seu laptop, unidade externa e no Dropbox. Você está usando dois tipos diferentes de mídia para backup; sua unidade externa e sua “unidade de nuvem”, que é o Dropbox ou um serviço semelhante. E você está usando um backup externo, sendo este novamente o Dropbox.

Passo 3

Como um nômade digital, você precisará dar um passo adiante para seguir totalmente nossa Regra de 3. Isso ocorre porque a Internet muitas vezes não é confiável quando mudamos de país, local ou quando saímos de viagem.

E existe um remédio simples para isso.

Pegue um pen drive USB de alta capacidade. O SanDisk Cruzer de 128 GB é uma escolha sólida e pode ser encontrado na Amazon por menos de $ 30 dólares.

Guarde-o separadamente de onde você guarda seu laptop para reduzir o risco de perder tudo.

Deixe um comentário