Quarentena é momento para se preparar para o mercado

Com cenário econômico turbulento, e o número de desempregados que já chegava a 11,9 milhões antes da epidemia de coronavírus, os brasileiros estão em um momento tenso por causa do isolamento social, com o comércio e varejo paralisados e incertezas sobre os próximos capítulos do mercado nacional, cortes nos salários e demissões em andamento, quem está em casa não sabe se terá emprego quando a quarentena terminar.

“E é exatamente nesse momento de isolamento social, que as pessoas devem aproveitar para fortalecer suas conexões. Enviar e-mails a amigos, conhecidos, reativar contato com pessoas que atuam em áreas próximas e aproveitarem para se capacitar”, explica Carolina Martins, especialista em recolocação mais conceituada da América Latina, com uma rede de seguidores de mais de 800 mil pessoas.

Não se desesperar é importante nesse momento e manter o tempo livre para se capacitar é essencial: “Aproveite para fazer cursos na internet e deixar o currículo com mais habilidades, isso é sempre um diferencial. Aprenda novos idiomas nesse período, também é um destaque entre os candidatos. E não deixe de apostar em um treinamento de performance em entrevistas, faz toda a diferença. Eu preparo os candidatos e percebo o alto índice de contratação que eles tem no mercado. Todo detalhe conta”, destaca.

Para Carolina Martins, algumas estratégias complementares também são importantes como: deixar o LinkedIn mais atrativo e em destaque para quando surgir uma oportunidade, conectar-se com as pessoas que realmente abrem portas e, com os recrutadores, de forma assertiva, estar preparado e confiante para os processos de seleção (como a entrevista por exemplo), e demonstrar criatividade.

Com a experiência adquirida na função de recrutadora aliada aos conhecimentos de mercado, a especialista revela saber as diretrizes para quem quer conquistar uma vaga. “Entendi que se eu sabia contratar os candidatos para as vagas, também sabia prepara-los para os processos seletivos, pois eu vivi o outro lado”, finaliza.

Sobre a CMF Consultoria
CMF Consultoria
é especializada em recolocação e orientação profissional. Idealizada pela psicóloga e especialista em RH, Carolina Martins, a empresa está no mercado há dois anos e já pessoas a encontrar uma vaga no mercado de trabalho, por meio de mentorias individuais (presencial) e em grupos (online), que envolvem técnicas para processos seletivos, elaboração de currículos, dicas de comportamento, abordagem e maneiras de deixar o perfil no LinkedIn mais atrativo