Quando as pessoas têm o hábito de nos decepcionar, como ter atitude positiva?

Manter atitude positiva mesmo quando todos são negativosVocê já deve ter lido artigos ou livros que dizem para sair de perto de pessoas que têm o hábito de complicar as coisas e de aborrecer. Sim, todos nós sabemos isso de cor e salteado. Mas a realidade é, há algumas circunstâncias na vida, em que é mais fácil falar do que realmente se manter longe dessas pessoas. Por exemplo, pode ser seu pai ou mãe, um irmão, um cônjuge, ou um ex com quem você compartilha a guarda de filhos. O que você pode fazer nestas circunstâncias para ter atitude positiva?

Eu sei que às vezes isso pode ser feito por cortar os laços ou se afastar e não responder a contato. Não é uma decisão boa ou má, mas à vezes é a maneira que se tem para manter limites saudáveis. Mesmo assim, temos que considerar como nossa decisão afetará outras pessoas, que nos amam e que amamos, e que acabarão também sofrendo as consequências.

Mas e se você simplesmente não pode fazer isso, porque você está em uma situação em que não permite, e você sabe que as pessoas envolvidas vão lhe decepcionar vez após vez? Não é a primeira vez e não será a última. Essa situação é desafiadora e muito mais frequente do que gostaríamos.

Através de experiências, aprendi que existem coisas que você pode fazer e como ter atitude positiva nessas circunstâncias para evitar que essas decepções tirem sua paz de espírito.

  1. Espere o inesperado. Eu sei que parece chover no molhado, mas é verdade. Quando você estiver pronto para o inesperado, surpresa ou choque, você estará um passo à frente e poderá lidar com o que quer que vem com uma maior paz de espírito. Já faz um bom tempo que não me surpreendo mais com a capacidade humana de fazer coisas estúpidas.
  2. Lembre que a pessoa que te deixa pra baixo tem limitações. E essas limitações não serão resolvidas tão cedo. Essas pode ser limitações mentais, emocionais ou físicas.
  3. Não é sua culpa se outra pessoa estragou as coisas. Mas se você confiar demais nessa mesma pessoa a ponto de ela te decepcionar outra vez, mesmo que prometa que nunca vai acontecer novamente, então também passa a ser sua responsabilidade. Para recuperar a confiança em alguém é preciso tempo e um passo após outro. O melhor é não queimar etapas nesse processo.
  4. Não é o fim do mundo. Quando você se pegar naquelas situações onde você tem que limpar a bagunça criada por outra pessoa, saiba que dias melhores virão em breve, outra vez.
  5. Seja razoável consigo mesmo. Haverá casos em que você estará limpando a confusão feita por uma pessoa que ainda ficará reclamando de você. Haverá momentos em que você será a única pessoa a segurar as pontas para que a coisa toda não venha a se desfazer. E muitas vezes você terá de tomar a iniciativa e assumir a maior responsabilidade por situações em que as pessoas em volta que deveriam ajudar se omitirão. Nessas horas, lembre-se das circunstâncias envolvidas e aprenda a transferir responsabilidades que queiram jogar em suas costas para que pessoas confiáveis possam cuidar. Nunca permita ficar sobrecarregado.
  6. Pense sempre nas pessoas que você ama que acabariam sofrendo mais se você resolvesse se omitir. Muitas vezes elas podem contar somente com sua ajuda para resolver problemas que estão além da capacidade delas em resolver. Isso vai ajudar a manter a atitude positiva mesmo em face de sérios aborrecimentos.
  7. Aprenda com cada situação. Sempre vamos enfrentar problemas mas nossa reação a eles é que definirá se manteremos a calma ou perderemos a paz. Afinal, a maioria das pessoas simplesmente não dá a mínima para como nos sentimos e cabe a cada um de nós aprender com cada experiência e desenvolver nossa capacidade de transformar decepções em automotivação.

 

Espero que essas dicas seja úteis a enfrentar situações difíceis em que você acaba se vendo sozinho ao enfrentar situações desagradáveis que você não criou. Eu ainda estou aprendendo a usá-las todos os dias.