Quais as vantagens de um software de gestão on-line?

Quais as vantagens de um software de gestão on-line? Esta talvez seja a pergunta mais comum feita pelas empresas quando se pretende implementar um sistema de ERP. Essa dúvida surge, justamente, porque o empresário quer escolher o caminho certo e não errar no investimento. Embora existam muitas vantagens de uma solução de software de gestão na nuvem, alguns pontos podem ser destacados como essenciais.

Vantagens do software de gestão on-line

Em primeiro lugar, vale destacar a diminuição do custo de implementação, principalmente, a longo prazo. Assim, com a redução de custos, permite-se que empreendedor invista este dinheiro em seu próprio processo de negócio. Dentre estas diminuições de custo vale citar alguns exemplos como o baixo investimento nas estações de trabalho. Com o sistema on-line, estas necessitam apenas suportar a execução de um browser (navegador) de internet compatível (flexível para diversos ambientes operacionais, inclusive open source).

Há ainda a baixa preocupação sobre problemas técnicos. Um exemplo é a ajuda on-line de vendedores externos que se torna mais rápida. O ambiente de produção pode ser replicado em qualquer lugar e o atendimento de suporte pode ser muito mais ágil.

A implantação deste sistema on-line torna os treinamentos e as implementações mais fáceis, gerando a diminuição dos custos de locomoção, hospedagens e demais despesas que são geradas pelos sistemas de treinamentos tradicionais.

Cada vez mais os jovens muito cedo são familiarizados com a internet. O fato de chegar ao mercado de trabalho e utilizar uma ferramenta próxima de sua rotina aproxima estes profissionais de uma efetiva utilização das ferramentas operacionais. Assim, a empresa ganha em agilidade e otimização de tempo com um software de gestão em nuvem.

Mobilidade com segurança

O sistema de gestão ERP pode ser acessado de qualquer lugar e a qualquer hora a partir de um simples navegador. Usuários remotos, como executivos e representantes de vendas podem acessar o sistema da empresa com qualquer navegador.

Talvez, esta seja uma das maiores vantagens oferecidas, porém, como podemos observar não é a única, até porque isso já é possível com diversas ferramentas disponíveis no mercado. O que talvez seja a diferença da aplicação WEB para ferramentas de assistência e acesso remoto é o custo mensal de manutenção. As aplicações WEB não exigem nenhum investimento extra com softwares de comunicação, que não seja a própria internet.

Um bom exemplo deste diferencial é o que temos identificado, principalmente, em empresas de pequeno e médio porte que realizam sua escrituração contábil com terceiros (escritórios de contabilidade). Com o ERP-Web a facilidade que este escritório tem em monitorar todos os movimentos diariamente, sem a necessidade de estar de forma presencial na empresa, torna a gestão da empresa muito mais ágil e eficaz.

Como mencionado anteriormente, estas são apenas algumas vantagens, que sem dúvida, podem ser ponderadas pelos gestores no momento de escolha por um software. Não somente na conjuntura atual, mas sempre, o custo-benefício sempre foi fator determinante nas escolhas de investimento. Dessa forma, porque não aliar custo-benefício com tecnologia de ponta e usabilidade moderna?
Alexandre Souza é gestor do Centro de Capacitação da Delsoft Sistemas.