Ingresso na faculdade: como construir uma carreira de sucesso?

Como construir uma carreira de sucessoO tão esperado ingresso à faculdade pode ser um período cheio de mudanças. Os jovens ganham um novo estilo de vida, novos desafios e precisam de maior dedicação aos estudos. Passado o período de adaptação, é hora de enxergar as vantagens e oportunidades que a vida de universitário pode proporcionar até que o estudante termine seu curso. Conhecer o mercado de trabalho, ainda durante a faculdade é uma delas.

“Uma boa alternativa é conversar com os professores sobre o exercício da profissão e a rotina deste no dia a dia de trabalho. O estudante precisa, desde o momento que ingressa em um curso superior, conhecer um pouco mais do que o espera assim que se formar”, explica Martha Zouain, psicóloga e diretora da Pisco Store.

Ainda segundo a psicóloga, o universitário pode, desde o início da graduação, planejar e construir uma carreira de sucesso. Pesquisar sobre campos de atuação, escolher um trabalho de monitoria, estágios, estudar outro idioma e até fazer um intercâmbio cultural são algumas ações que rendem bons frutos para o futuro profissional.

“A principal dica é dedicar-se e envolver-se com o curso desde o primeiro ano, mesmo que algumas matérias pareçam desinteressantes e não façam sentido, naquele momento, com o curso escolhido”, afirma Martha.

Além disso, o sucesso profissional tem tudo a ver com ter afinidade com o curso escolhido. Estar bem no ambiente de trabalho é um fator de motivação para o funcionário, que gera bons resultados para ele e para seu gestor. “Há anos trabalhando com pessoas, uma das coisas que posso afirmar com toda convicção é que sucesso tem tudo a ver com o fazer o que gosta. O importante é ser feliz! Corra atrás da sua felicidade, não importa o que vai lhe custar”, finaliza Martha Zouain.

Sobre Martha Zouain
Martha Zouain é psicóloga e diretora da Psico Store. Estudou em São Paulo e há quinze anos dirige a empresa, que é uma das referências no Estado na busca pelos melhores profissionais e no aperfeiçoamento do trabalho na área de Recursos Humanos. A empresa também oferece cursos e seminários que ajudam jovens a encontrar colocação no mercado de trabalho.