“Uma boa alternativa é conversar com os professores sobre o exercício da profissão e a rotina deste no dia a dia de trabalho. O estudante precisa, desde o momento que ingressa em um curso superior, conhecer um pouco mais do que o espera assim que se formar”, explica Martha Zouain, psicóloga e diretora da Pisco Store.
Ainda segundo a psicóloga, o universitário pode, desde o início da graduação, planejar e construir uma carreira de sucesso. Pesquisar sobre campos de atuação, escolher um trabalho de monitoria, estágios, estudar outro idioma e até fazer um intercâmbio cultural são algumas ações que rendem bons frutos para o futuro profissional.
“A principal dica é dedicar-se e envolver-se com o curso desde o primeiro ano, mesmo que algumas matérias pareçam desinteressantes e não façam sentido, naquele momento, com o curso escolhido”, afirma Martha.
Além disso, o sucesso profissional tem tudo a ver com ter afinidade com o curso escolhido. Estar bem no ambiente de trabalho é um fator de motivação para o funcionário, que gera bons resultados para ele e para seu gestor. “Há anos trabalhando com pessoas, uma das coisas que posso afirmar com toda convicção é que sucesso tem tudo a ver com o fazer o que gosta. O importante é ser feliz! Corra atrás da sua felicidade, não importa o que vai lhe custar”, finaliza Martha Zouain.