Foton Caminhões implementa soluções SAP

Responsável pela importação e distribuição de caminhões da chinesa Beiq Foton Motor Co. Ltd., a Foton Caminhões implementa soluções SAP para aprimorar gestão e crescer no mercado com foco na construção da fábrica em Guaíba (RS) para produção local de caminhões

Ações de mobilidade trazem como principais desafios a segurança da informação e produtividade dos processos. Na Foton Caminhões, empresa nacional responsável pela importação e distribuição dos caminhões da chinesa Beiq Foton Motor Co. Ltd., os processos de expansão seriam beneficiados pela tecnologia e necessitavam da garantia de uma gestão efetiva e com custo reduzido para suportar os processos entre as concessionárias e o projeto de construção da fábrica em Guaíba (RS). A saída foi investir no software de gestão SAP Business One no ambiente cloud computing da Amazon Web Services (AWS) e no SAP Lumira. O projeto de consultoria, implementação e suporte foi conduzida pela Ramo Sistemas por meio do contrato de licenciamento no modelo OEM (Original Equipment Manufacturer), com a solução SAP Business One embarcada e conduzida pela Supertech Consulting.

A Supertech será responsável pela continuidade no suporte ao produto e nos demais desenvolvimento previstos, como a integração com sistema dos fornecedores, implementação do SAP Business One nas concessionárias próprias e no chão de fábrica da nova unidade no Rio Grande do Sul.

A proposta era substituir o sistema legado de faturamento, os setores contábil e fiscal; o modelo proposto foi o de software como serviço (SaaS) que permitiu à empresa fazer implementações rápidas, sem a necessidade de investimentos em licenças e infraestrutura de serviços. A Foton Caminhões recorreu ao SAP Business One na nuvem e SAP Lumira para conferir uma gestão centralizada em suas operações e atingir suas metas de crescimento.

A processo de implementação, que iniciou no final do ano de 2015, foi executado sem que a empresa parasse o funcionamento do sistema legado, fechamento contábil e inventário anual, a metodologia para transferência dos processos operacionais, cargas de dados, treinamentos e go-live foi concluído em três meses. “A principal dificuldade era movimentar todas essas informações em um período em que a empresa necessitava de controle das informações para fechamento do ano fiscal, e, conseguimos atender a demanda sem prejudicar o andamento dos processos internos da companhia”, comenta Décio Krakauer, presidente da Ramo Sistemas.

Hoje, são 25 funcionários diretos beneficiados com previsão de chegar a 35 até o final do ano. Com a adoção do SAP Business One, a Foton Caminhões economizou mensalmente cerca de R$ 15 mil pela integração dos programas já utilizados.

A oferta do SAP Business One no modelo de cloud computing da Amazon Web Services (AWS) ampliará as funcionalidades das soluções já instaladas e redefinirá os processos com ganho de escala para a expansão dos negócios da companhia. Com o SAP Lumira será possível o controle das informações compartilhadas entre as concessionárias e a nova unidade planejada pela empresa. Todo o processo de implementação garantirá a visão gerencial e estratégica de forma ágil e simples. “As soluções SAP simplificam os processos e oferecem uma gestão controlada e preditiva para novas diretrizes da companhia, conclui Krakauer.

Sobre a Ramo Sistemas

Fundada em 1982, a Ramo Sistemas é uma empresa com foco em soluções de software de gestão empresarial para pequenas e médias empresas, baseadas na tecnologia SAP Business One. A companhia recebeu o prêmio da SAP como a melhor performance em vendas do SAP Business One e com o maior número de novos clientes em 2015. Atualmente, a empresa possui uma base de mais de 460 clientes SAP no Brasil e cerca de 170 revendas autorizadas que atendem as diversas regiões e segmentos do mercado. A Ramo Sistemas é um parceiro Gold da SAP no Brasil para venda e implementação do SAP Business One.

Sobre a Supertech Consulting

Fundada em 2003, oferece ao mercado consultoria em gestão de negócios utilizando ferramentas líderes de mercado. É EBM do ecossistema Ramo, reconhecida como “Parceiro Revelação no ano de 2015”.