Ferramentas visuais de autoria de conteúdo para web

Ferramentas visuais de autoria de conteúdo web são programas visuais tipo WYSIWYG (What You See Is What You Get) que permitem criar páginas de forma gráfica, sem ter a necessidade de conhecer a linguagem HTML. Você pode desenhar suas páginas ao invés de digitá-las no NotePad.Elas permitem um aumento gigantesco de produtividade, possibilitando a construção de enormes WebSites em um espaço reduzido de tempo.

Ferramentas visuais de autoria de conteúdo web

Existem ferramentas visuais que são destinadas à pessoas sem muitos conhecimentos técnicos e ferramentas específicas para profissionais de Web Design. Da mesma forma que para fazer textos, a grande maioria dos usuários de computador utilizam processadores de textos como o MS-Word e o WordPerfect, e os profissionais de editoração preferem programas mais completos, porém complexos, como o PageMaker.

Quando você quer ter um controle preciso sobre o código HTML, as ferramentas visuais podem deixá-lo enfurecido, pois elas interferem no código impossibilitando deixá-lo da forma que você deseja.

Porém é insano pensar que nos dias de hoje você faria um grande WebSite “na unha”, pois além de ser muito difícil, é muito demorado.

O ideal é usar uma boa ferramenta visual (lembre-se que a boa ferramenta é aquela que você tem mais afinidade) e se for necessário, fazer algum ajuste manual no código HTML.

A maior parte das ferramentas visuais tem disponível uma galeria de estilos, que permitem dar uma identidade visual ao Site de uma forma muito rápida. Também permitem fazer a publicação do Site via FTP sem a necessidade de usar um programa externo.

Durante este módulo utilizaremos o NetObjects Fusion pela facilidade que esta ferramenta tem em produzir WebSites sem complicação.

Existem diversas ferramentas no mercado, entre elas os destaques são :

Microsoft FrontPage

http://www.microsoft.com/brasil/frontpage
O FrontPage é uma ferramenta muito popular por estar incluso no pacote Microsoft Office Professional, e também por existir uma versão gratuíta, o FrontPage Express.

O seu principal destaque é a utilização de efeitos dinâmicos de animação, que tornam as páginas mais atraentes. Porém a maior parte desses efeitos ficam restritos a visualização da página no Microsoft Internet Explorer, e alguns necessitam que o servidor Web tenha instaladas as extensões do FrontPage.

O FrontPage tem fama no mercado de ser uma ferramenta para amadores. Essa fama não é necessariamente pejorativa, já que a grande maioria dos usuários de computador não são (e não querem ser) especialistas em criar WebSites. Sendo assim a Microsoft tem milhões de potenciais consumidores.

NetObjects Fusion

http://www.netobjects.com/products/html/nf5.html

O NetObjects Fusion permite literalmente construir WebSites gigantes em pouquíssimo tempo.

Ele traz uma interface simples e ferramentas poderosas de edição que permitem ter um controle preciso sobre o posicionamento dos elementos na página.

Ao informar a estrutura do seu Site, automaticamente ele cria as páginas no estilo selecionado e constrói os menus necessários para a navegação.

Ele tem dezenas de plug-ins feitos por terceiros que expandem os seus recursos permitindo criar WebSites profissionais de uma forma muito simples.

MacroMedia Dreamweaver

http://www.macromedia.com/br/software/dreamweaver/A Macromedia tem uma ótima reputação no mercado por criar ferramentas gráficas espetaculares como o Flash, Fireworks, Director e o FreeHand. Como não poderia deixar de ser, a sua ferramenta visual para criação de páginas, o Dreamweaver, é uma das mais queridas pelos WebDesigners.

Entre as suas características, as que mais agradam os Webdesigners são :

  • a precisão do posicionamento dos elementos gráficos
  • controle do código HTML
  • a facilidade de trabalhar com programação JavaScript ou ASP

Outro ponto a seu favor é que existe uma versão para Macintosh, que é conhecido como uma ótima plataforma de produção gráfica.

Allaire HomeSite

http://www.allaire.com/products/homesite
O forte do HomeSite não é sua facilidade gráfica e sim a poderosa interface de codificação.

O HomeSite utiliza o conceito de WYSIWYN (what you see is what you need) que favorece a facilidade de codificação ao invés da facilidade gráfica.

Através dele você tem um ambiente muito prático para a edição de páginas com códigos de programação ASP, ColdFusion, JavaScript, Perl, etc.

O destaque da sintaxe do código através de cores facilita muito a identificação dos comandos.

Ele também permite o utilizar templates que inserem trechos de scripts ASP ou ColdFusion.

O ColdFusion traz uma versão adaptada do HomeSite chamada de ColdFusion Studio.

Autor: Marco Aurélio de Lima (maurelio@malima.com.br, http://www.malima.com.br)