Desde o início do século 21, os computadores passaram a desempenhar um papel essencial na vida diária das pessoas comuns. Seja um escritor aproveitando os poderosos processadores de texto, fotógrafos usando o Photoshop para dar vida ao seu trabalho como nunca antes ou programadores trabalhando em software promissor e inovador, os computadores têm muito a oferecer para pessoas de todas as esferas da vida.
Com a pandemia de Covid-19 e a necessidade de continuar trabalhando a partir de casa em Home Office, sua importância tornou-se ainda maior à medida em que vários procedimentos presenciais deram lugar à experiência remota intermediada por computadores.
Embora os computadores possam desempenhar um papel integral na sociedade moderna, eles também são altamente incompreendidos pelas massas, levando a muitos acidentes que poderiam ter sido evitados; uma das situações mais assustadoras é excluir um arquivo que levou horas para ser montado ou esquecer de salvar um documento antes de desligar o PC. No entanto, devido à forma como os sistemas operacionais (especialmente o Windows) são projetados, existem sistemas em vigor para garantir que quase todos os dados perdidos possam ser recuperados, seguindo apenas algumas etapas:
Recuperando um arquivo excluído
Uma das ferramentas mais úteis integradas a cada sistema operacional Windows é conhecida como “Backup do Windows” e pode fazer milagres para quem perdeu ou excluiu um arquivo importante. Ao configurar o Backup do Windows, o computador salvará as versões anteriores dos arquivos no disco rígido, mas os salvará para que não sejam vistos. Quando um arquivo importante é excluído ou perdido, simplesmente ir para a opção “Backup and Restore” encontrada no Painel de Controle (que pode ser acessada usando o menu Iniciar) levará a uma opção que diz: “Restaurar meus arquivos”. Isso configurará o usuário com um assistente, que poderá conduzi-lo pelas etapas de recuperação de um arquivo perdido ou excluído.
O processo também pode ser feito utilizando o método “Restaurar versões anteriores”, que consiste em encontrar a pasta que continha o arquivo excluído, clicando com o botão direito do mouse sobre ela e usando a opção “Restaurar versões anteriores” ali visualizada. Tanto esse método quanto o método acima funcionarão no Windows XP até o Windows 10, o que significa que são viáveis em qualquer plataforma Windows moderna.
Recuperando arquivos não salvos de documentos do Word
Talvez uma das maiores frustrações de trabalhar com computadores seja perder documentos não salvos. Quer a energia seja cortada durante uma sessão de trabalho ou o computador seja desligado antes de o arquivo ser salvo, a maioria dos usuários do Windows e do Microsoft Word perderam documentos porque não foram salvos. Felizmente, existem vários métodos para recuperar documentos não salvos; um dos métodos mais fáceis de fazer isso é usando o recurso Auto Recuperação do Word (isso varia dependendo de qual versão do Word está sendo usada, no entanto, essas instruções serão para o Word 2013). Para usar o recurso Auto Recuperação, basta abrir o Word, ir ao menu “Arquivo”, clicar na opção “Abrir” e selecionar “Documentos recentes”. No final da lista de documentos recentes, haverá uma opção que diz “Recuperar documentos não salvos”. Aqui, todos os documentos recentes do Word devem ser encontrados; clique duas vezes no documento necessário para abri-lo e salve-o imediatamente para evitar que esse problema aconteça novamente.
Embora muitos documentos possam ser recuperados, muitos outros não; esperar um certo tempo depois de perder um documento não salvo tornará mais difícil sua recuperação e o uso de versões mais antigas do Word também pode interromper o processo. Para aqueles que têm problemas para se lembrar de salvar documentos, considere o Microsoft Office Online, um programa baseado em navegador que salva automaticamente os documentos à medida que são trabalhados, para evitar erros trágicos.
A perda ou exclusão de um documento importante pode parecer assustador no início, mas existem várias maneiras de recuperar os dados perdidos com rapidez e facilidade. O risco de perda de documentos pode ser reduzido organizando-os adequadamente por assunto ou tipo de arquivo, pois isso pode torná-los muito mais fáceis de controlar, em vez de estarem espalhados por muitas pastas diferentes. No entanto, erros acontecem e o Windows está bem ciente de como pode ser fácil excluir dados importantes, deixando-nos com ferramentas úteis que podem ser usadas para recuperar dados que poderiam ter sido perdidos.