CPqD demonstra soluções de biometria de voz no Ciab Febraban 2015

Biometria de reconhecimento de vozSoluções voltadas para a segurança das transações financeiras e aplicações de autosserviço, que contribuem para a maior eficiência operacional das instituições do setor, estão entre os destaques do estande do CPqD no Ciab FEBRABAN 2015, que acontece nesta semana (entre 16 e 18 de junho), em São Paulo. Diversas demonstrações estão sendo realizadas no estande, com o objetivo de mostrar aplicações práticas de soluções que permitem ao cliente resolver sozinho suas necessidades, de um modo natural, utilizando canais de comunicação de baixo custo (como internet e mobilidade), sem comprometer a segurança das transações.
Uma delas é o Vocal Banking, aplicação em que o cliente realiza transações bancárias por meio de comandos de voz ao seu smartphone. Um atendente virtual fará a interação com o cliente, que será autenticado, em tempo real, por sua biometria de voz – um dos métodos de autenticação oferecidos pelo CPqD Smart Authentication, solução indicada para aplicações críticas e que pode ser usada em múltiplos canais de comunicação (internet, telefone e smartphone).
A segurança das transações não presenciais também estará em destaque no estande, com a apresentação do CPqD Antifraude – solução que, por meio do monitoramento contínuo das transações e do comportamento dos clientes nos diferentes canais, e com a aplicação de regras e modelos analíticos, permite detectar casos suspeitos de fraude. Em uma demonstração realizada no Ciab, a verificação automática desses casos ocorrerá em chamadas automáticas para o cliente, solicitando a confirmação de uma alteração em seu cadastro – uma das principais portas de entrada para a fraude na emissão fraudulenta de cartões, por exemplo.
Outra aplicação das tecnologias de reconhecimento e de síntese de fala do CPqD, demonstrada em seu estande, é a Cobrança Automática. Nesse caso, a ideia é automatizar negociações de débitos em aberto para a recuperação de receitas (mesmo de pequenos valores), com flexibilidade e inteligência. Baseada na plataforma de comunicação automática e multicanal CPqD Conecta, a aplicação permite escolher o melhor canal de contato com o cliente, configurar scripts de acordo com seu perfil e capturar respostas em tempo real, que podem ser enviadas para os sistemas de gestão da instituição.
As demonstrações têm como base as seguintes soluções:
  • CPqD Smart Authentication – utiliza tecnologias de biometria de face e de voz na autenticação de usuários em aplicações críticas – como transações bancárias e de comércio eletrônico. Pode ser usada em múltiplos canais de comunicação (internet, telefone e smartphone).
  • CPqD Antifraude –  sistema de monitoramento e gestão unificada de incidentes de fraude, baseado em modelos e inteligência analítica.
  • CPqD Conecta – plataforma de comunicação automática multicanal que utiliza  tecnologias de reconhecimento de fala, síntese de fala e transcrição de áudio aplicadas ao atendimento, autenticação positiva e cobrança de clientes.
O CPqD é uma instituição independente, com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação (TICs). As soluções do CPqD são utilizadas por empresas e instituições no Brasil e no mercado internacional, em setores como comunicação e multimídia, utilities, financeiro, indústrias, administração pública e defesa e segurança. Atuando há 38 anos, o CPqD conta com mais de 1.300 profissionais altamente capacitados, reconhecidos por sua criatividade e comprometimento com elevados níveis de qualidade. Possui hoje o maior programa de P&D da América Latina na sua área de atuação e tem como objetivo contribuir para a competitividade do País e a inclusão digital da sociedade, levando ao mercado tecnologias de produto, sistemas de missão crítica, serviços tecnológicos e consultorias que beneficiam grandes e pequenas empresas, aumentando a eficiência desses negócios e alavancando o empreendedorismo no Brasil.
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