Cinco razões comuns para perda de dados

1 – Quando a unidade é danificada fisicamente.

Um dos motivos mais comuns para a perda de dados são danos físicos. Um simples defeito de fabricação ou influências externas como choque, poeira ou picos de energia podem causar danos internos. Descarga antiestática ou ESD também é outra causa comum de falha. Danos físicos inevitavelmente exigirão a ajuda de um especialista em recuperação de dados. A menos que você tenha uma sala limpa e peças doadoras, qualquer tentativa de recuperar os dados por conta própria quase certamente tornará os dados irrecuperáveis. Um especialista em recuperação de dados avaliará os danos à mídia antes de determinar quais partes dela precisam ser substituídas para que a unidade volte a funcionar. Freqüentemente, o especialista usará uma unidade de disco rígido duplicada da mesma marca e modelo para substituir as peças danificadas. Especialistas respeitáveis ​​fornecerão uma lista de arquivos e cotações para a recuperação de antemão.

2 – Quando o sistema operacional falha.

Felizmente, se o seu sistema operacional falhar, isso significa que não há nada de errado com o próprio disco rígido. As áreas de dados são geralmente seguras, portanto, suas chances de uma recuperação total são altas. Tudo o que o especialista precisa fazer é copiar os dados do seu disco rígido para um novo. Pode ser mais fácil falar do que fazer, então siga os conselhos. Se você não está familiarizado com discos rígidos e estruturas de dados, não arrisque suas informações valiosas.

3 – Quando morre de velhice.

À medida que os discos rígidos envelhecem, eles sofrem falhas imprevisíveis. Todos os discos rígidos falharão em algum ponto, mas você nunca saberá quando. As partes mecânicas de um disco rígido se desgastam com o tempo e a superfície da mídia se deteriora. Eventualmente, isso fará com que a unidade trave. Os discos rígidos estão se tornando cada vez mais confiáveis, mas sempre leia o ‘tempo médio antes da falha’ do fabricante ou MTBF. Normalmente, isso é calculado em horas e, quando expirar, pode ser hora de fazer upgrade.

4 – Se pegar um vírus.

Os vírus de computador podem ser extremamente maliciosos e prejudiciais ao seu computador, enquanto o resgate pode ser caro se você for vítima. Não é apenas recomendado, mas necessário, ter um programa antivírus decente instalado em seu computador. Muitos usuários esquecem que o malware nem sempre se apresenta como um vírus. Portanto, softwares antimalware, como bytes de malware, também devem ser considerados essenciais. Alguns vírus se espalharão rapidamente pelo seu computador e em quaisquer redes às quais ele esteja conectado. Portanto, mesmo se você tiver um backup mapeado, detecte qualquer malware rapidamente antes que ele se espalhe. Certifique-se de ser extremamente cuidadoso ao baixar arquivos e aplicativos online, garantindo que eles sejam de fontes seguras e não abra nenhum arquivo enviado para você de uma fonte desconhecida.

5 – Quando você acidentalmente exclui ou sobrescreve dados.

Substituir dados manualmente ou excluí-los acidentalmente é uma história comum. Muitas pessoas pensarão que seus dados já estão salvos em outro lugar e excluirão os arquivos. Embora os dados sobrescritos geralmente sejam um acidente, geralmente isso é feito intencionalmente. Em circunstâncias criminais e forenses, os dados podem ser apagados intencionalmente na tentativa de encobrir os rastros de atividades ilegais, o que significa que especialistas forenses podem ser contratados para realizar a recuperação dos dados ocultos. Infelizmente, pode ser difícil e às vezes impossível recuperar dados que foram substituídos.

A melhor maneira de evitar a perda de dados é simplesmente fazer backup de seus arquivos valiosos em discos rígidos externos ou usar serviços em nuvem. Se você optar por fazer backup de seus dados, certifique-se de armazená-los em um local seguro, longe do computador. Isso garantirá que qualquer dano, como inundação, incêndio ou roubo, não afetará seus arquivos de backup. Além disso, certifique-se de salvar cópias inteiras dos arquivos originais e lembre-se de fazer backup regularmente.

Os especialistas em recuperação de dados podem recuperar dados de discos rígidos, independentemente do motivo da perda de dados.

Deixe um comentário