A importância da proteção contra ataque DDoS para seu website

DDOSQualquer empresa está exposta ao risco de ter seus servidores infectados por hackers. Saiba como evitar o problema.
Todos estamos hoje de alguma forma na internet. No caso de empresas, possuir um site, perfis nas redes sociais e mesmo aplicações e sistemas inteiros online virou uma obrigação, não uma escolha. Contudo, mesmo após colocar um site ou sistema no ar, os riscos não terminam: pessoas e grupos mal intencionados atuam na internet atacando sites e plataformas de diversas maneiras diferentes, sendo uma das estratégias mais comuns o chamado “ataque DDoS”.

O que é um ataque DDoS?

Esse tipo de ataque é um atentado de negação de serviços. Isso significa que hackers ou grupos que realizam o ataque primeiro infectam uma série de computadores e servidores na internet. Em um segundo momento, os computadores infectados são acionados simultaneamente, enviando requisições e mensagens para o servidor da vítima, que acaba entrando em colapso em razão do imenso fluxo de dados gerado.

O alvo pode ser qualquer um, não precisa necessariamente ser uma grande empresa ou um website conhecido. Qualquer empresa está exposta a essa risco de modo frequente. Além dos cuidados gerais que devemos ter com nossas aplicações na web – criando senhas seguras, utilizando protocolos e certificados que reduzam a exposição e optando por bons serviços de hospedagem, como o da Maxihost, às vezes é necessário contar com uma proteção extra conta ataques.


Como reduzir os riscos ainda mais?

A Maxihost oferece mecanismos e sistemas de proteção contra um ataque DDoS em qualquer aplicação instalada em um dos servidores de seus data centers, mas ainda que você esteja em uma hospedagem que não oferece esse tipo de proteção, é possível contratar serviços que previnem suas aplicações de ataques como esse.

No momento em que uma plataforma de proteção é instalada em websites e aplicações, o sistema da Maxihost começa a analisar todo o tráfego, separando o fluxo legítimo de dados e requisições daquele fluxo considerado malicioso e de risco.

Com isso, mesmo não contando com a proteção Maxihost diretamente em seu servidor, você pode contar com um sistema de monitoramento automatizado 24 horas, que irá, de certo modo, filtrar as situações de risco entre os acessos e requisições que são feitos em seus sistemas, reduzindo enormemente sua exposição a ataques, hoje comuns na web.


Como funciona?

A proteção para sites da Maxihost utiliza o chamado sistema de “proxy reverso”. Os DNS de seu website são apontados para um servidor fornecido pela Maxihost, e através do proxy reverso, todas as requisições HTTP/SSL são redirecionadas para o servidor original que você utiliza.

Contudo, o IP que permanece visível para hackers e pessoas mal intencionadas na web é o nosso – assim, podemos lidar com potenciais ataques sem que seus servidores sejam a vítima provável. Pacotes e requisições maliciosas são descartadas, e apenas o tráfego limpo e real é redirecionado para seus sites.

Não é preciso mover seus arquivos, sites e aplicações do lugar onde eles estão, apenas aplicar os sistemas de redirecionamento da Maxihost – e nossos técnicos, com certeza, darão uma mãozinha para que você consiga.


Por que se preocupar com isso?

As consequências de um ataque DDoS raramente implicam na perda de dados, porém causam um tipo de problema tão grave quanto para seu negócio: ficar fora do ar. Todos atualmente buscam telefones, contatos e produtos pela internet, mesmo quando preferem contatar sua empresa via telefone ou pessoalmente.

Com seu servidor, sites e aplicações fora do ar, você literalmente está perdendo oportunidades de negócio a cada minuto. O restabelecimento de sistemas derrubados pode durar horas, mas em alguns casos mais graves, levará dias.

O investimento em uma proteção efetiva contra ameaças de um ataque DDoS assegura à sua empresa uma blindagem praticamente infalível contra a maioria dos ataques comuns. Conte com o suporte Maxihost, mesmo nos casos mais graves.