Liderança e Gestão -? Que precisamos de um mais que o outro

8 de novembro de 2014 Off Por maurelio
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Existe uma diferença entre gestão e liderança? Opiniões divergentes são abundantes, embora a maioria dos especialistas, de fato, a distinção entre os dois. Este breve artigo analisa as principais características associadas a uma gestão eficaz e comportamento de liderança no ambiente de trabalho e faz com que um caso para a necessidade de ambos os conjuntos de habilidades, embora em diferentes graus, às vezes, para a excelência organizacional.

Sinônimo? [1999003 ]

Como mencionado acima, alguns especialistas acham de liderança e gestão como termos sinônimos, utilizando-os como sinônimos quando se discute o assunto. Outros vêem estes termos como muito diferente – quase como extremos opostos, com muito pouca sobreposição. A terceira posição é uma que parece mais sensata para nós – que, embora existam diferenças entre liderança e gestão, talvez há momentos em que os dois podem fazer e se sobrepõem e que muitas vezes precisa de ambos para alcançar a excelência

Fazendo o. coisa certa vs. fazendo coisas certas

Um velho e conhecido provérbio afirma que a liderança é, “fazer a coisa certa”, enquanto a gestão é “fazer as coisas direito.” Enquanto uma generalização óbvia, essa distinção representa um ponto de partida útil para a reflexão ponderada das semelhanças e diferenças entre a gestão eficaz e comportamento de liderança. Revisão da literatura liderança para o desenvolvimento das comparações abaixo que delineiam algumas das principais tentativas de descrever os dois campos em termos mais simples:

– O líder concentra-se em alinhamento; o Gerente de Organização.

– O Líder se concentra na Visão / Direção; o Gerente de Controle de Processos.

– O Líder se concentra no Big Picture; Entidade Gestora no Detalhes O líder tem um foco estratégico; o Gerente de um tático.

– O Líder tem seu / sua olho no horizonte; O gerente tem um olho no Bottom Line O Líder é toda sobre a Mudança; o Gerente é tudo sobre Estabilidade

– O líder desafia o status quo; o gerente aceita o Status Quo

– O Líder é confortável com informalidade; o gerente opera com Formalidade

– o líder é focado na eficácia; o Gerente de Eficiência

– O Líder se concentra em Estilos e Abordagem; o gerente se concentra nas habilidades

– O Líder Lançamentos Potencial; o Gerente de Usos Habilidades Existentes

– O líder usa principalmente o poder de influência; o gerente utiliza principalmente o poder da autoridade

– O Líder facilitar as decisões; o gerente faz decisões

– O Líder Investiga Realidade; o gerente aceita Realidade

– O líder pergunta “por que” e “o que”; o gerente pergunta “como” e “quando”

Qual é o melhor?

Ao estabelecer as duas funções side-by-side como este alguma clareza sobre os termos começa a surgir. Exclusão de qualquer habilidade ou capacidade pode impactar negativamente o sucesso, e por isso o jogo se torna mais sobre desenho em ambos os conjuntos de habilidades ao longo do tempo, em diferentes proporções. Assim, podemos ver que tanto a liderança e gestão são importantes. Mas agora podemos determinar em que proporção, na maioria das circunstâncias?

Subindo a escada organizacional

Outro fator a considerar é o da responsabilidade de posição dentro da organização. Teoria clássica nos diz que a gestão (habilidades táticas) é mais crítica para o sucesso em meados dos níveis mais baixos e de gestão, enquanto liderança (habilidades estratégicas) é usado com mais freqüência em níveis altos ou superiores de gestão. Embora esta diferenciação simples apresenta outra generalização grosseira, pode nos começar a pensar em como os papéis indivíduo pode assumir uma determinada ênfase em uma ou outra direção.

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Misturando e combinando

Outra maneira de olhar para dividir e grau de ênfase é colocar liderança e gestão em um clássico, grade relacionamento de quatro quadrantes, e olhando para as combinações resultantes de alta e baixas qualificações. Desta forma, pode-se examinar a interação resultante, ou mesmo “estilo” que ocorre como resultado da expressão de níveis altos e baixos de cada variável como mostrado abaixo.

* liderança forte, mas fraca gestão Visions destacadas Alinhamento da realidade, sem organização Vários projetos cultura emerge lentamente Estratégias falta de apoio e planejamento formal

* forte liderança e gestão forte visões e estratégias generalizada alinhamento organizacional de planejamento e controle de recursos completos de capacitação dos funcionários e compromisso

[Integrado Inspirado 1999002] * Liderança e Gestão Fraco Fraco Nenhuma visão ou estratégias Pobre planejamento e alocação de recursos para fora dos processos de controle descontentamento do empregado e frustração

* Processos liderança fraca e forte gestão crescer mais pesados ​​e / ou burocrática Over-especialização / normalização Mais políticas e procedimentos evoluir Controles sufocar a criatividade / inovação

Forte / Forte é ideal

Agora, é evidente que, na maioria dos casos, tanto uma liderança forte e de gestão forte são desejáveis, e que um não é necessariamente mais importante do que o outro. Dada esta conclusão, o foco muda para a avaliação da questão de saber se temos um bom comportamento de gestão suficiente, e bom comportamento de liderança suficiente para prosperar e seguir em frente.

Quanto é bom o suficiente?

[ 1999002] Assumindo que a organização não está ocupando o canto inferior esquerdo da grade de relacionamento anterior, se necessário adicionar mais liderança, então a ênfase será sobre uma maior utilização do processo de comunicação (nos dois sentidos), puxando as pessoas e criando mais comprometimento da equipe generalizada (entre outras coisas). Se, por outro lado, precisamos adicionar mais de gestão, em seguida, a ênfase será na maior padronização ou especialização, a criação de estruturas mais formais e maior controle de sistemas (entre outras coisas. [1.999.002] Resumindo última análise , o sucesso organizacional repousa sobre um equilíbrio saudável de liderança e gestão e precisamos aprender a ter certeza de que temos o suficiente de cada um e na proporção certa para as circunstâncias. Para saber mais sobre este tópico, visite a nossa liderança e Fórum de Gestão [out ] no ReadytoManage Webstore. Pessoas interessadas em aprender mais sobre a sua própria gestão e habilidades de liderança pode estar interessado em verificar se o perfil eficácia da liderança eo Perfil Efetividade de Gestão, ambos os quais podem ser encontrados na Liderança e Fórum de Gestão ou na webstore .

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