Faça essas 10 perguntas antes de contratar hospedagem de seu website

Faça essas 10 perguntas antes de contratar hospedagem de seu website

19 de agosto de 2004 Off Por maurelio

A chave para encontrar a melhor opção de hospedagem de seu website é identificar as reais necessidades técnicas antes mesmo de iniciar o desenvolvimento das páginas.

Website refere-se a uma solução baseada na tecnologia da World Wide Web e varia, em complexidade técnica, de alguns documentos interligados a grandes aplicações de banco de dados atendendo a centenas de usuários. A hospedagem de seu website é um serviço prestado por uma empresa que armazena e gerencia os arquivos de seu site e correio eletrônico, dentre outros elementos.

Escolhendo seu provedor de hospedagem

O questionário abaixo traz à sua atenção alguns aspectos que geralmente passam desapercebidos e que podem comprometer o sucesso de um projeto de aplicações para a web.

1. Qual é o público alvo do site?

  • Intranet — O site estará restrito ao público da companhia, não sendo acessível ao público externo.
  • Extranet — O site será acessado pelo público da Intranet e um público selecionado, como, por exemplo, a cadeia de suprimentos.
  • Internet — O site será acessado pelo público em geral e será publicado na worl wide web.

2. O site é de missão-crítica?

Site de missão-crítica é aquele que suporta as atividades de negócio da companhia e que em caso de falha paralisam ou prejudicam essas atividades. Nesse caso, o provedor de hospedagem precisa manter DataCenters em diferentes cidades. Cada um desses precisa ter mecanismos para sincronização e cópias de segurança de dados. Esse aspecto também traz implicações sobre o projeto do site.

3. Quais são os requisitos de disponibilidade do site?

  • Redundante — O sistema pode parar nunca. Paralisações no site significam paralisações das operações e, conseqüentemente, prejuízos.
  • Alto — O sistema pode sofrer parada programada. O site pode ser paralisado para rápidas manutenções sem maiores prejuízos à companhia.
  • Baixo — O sistema não é de missão-crítica.

4. O quão grande é o site de cliente?

Você deve determinar os requisitos de armazenamento total para o site. Alguns fornecedores têm limites e cobram pela quantidade total de espaço em disco usado pelo cliente.

  • Quantas páginas de Web o site deve conter?
  • Quantos arquivos de outros tipos serão
    contidos ( por exemplo: MP3, MP4, AVI)
  • Quantos megabytes de dados o site deve ocupar?

5. É o site estático?

Um site estático é o mais simples. O conteúdo das páginas não muda após sua publicação. Um site estático é o que tem os menores requisitos técnicas para hospedagem e funcionam perfeitamente em servidores Windows, Unix, Linux, ou Mac. Se o site é estático considere os seguintes pontos:

  • Com que freqüência novos arquivos HTML ou de dados são modificados ou publicados? Dados que mudam diária ou semanalmente demandam uma abordagem diferente de dados que mudam mensal ou trimestralmente.
  • Se os dados mudam rapidamente, quais os métodos de atualização serão utilizados? Serão usados programas de FTP, Front Page ou um programa proprietário?

6. É o site dinâmico?

Um site dinâmico contém páginas em que o conteúdo é modificado em resultado da interação com o usuário. Sites dinâmicos geralmente envolvem uma linguagem de programação e um banco de dados. Alguns sites são escritos em várias linguagens de programação e podem acessar diferentes bancos de dados.
Se o site é dinâmico, as respostas às seguintes perguntas irão determinar a plataforma e a configuração do servidor hospedeiro. Em alguns casos, será necessário montar uma solução sob medida para sites mais exigentes.

  • O site usa Scripts? Scripts são trechos de programa que são executados no servidor ou no cliente. Podem ser scripts ASP, VBScript, JavaScript, PHP, PERL ou Python.
  • O site usa applets? Applets são pequenos programas que são executados no cliente. Podem ser Applets Java, Flash, Shockwave ou plug-ins específicos.
  • O site usa servlets? Servlets são pequenos programas escritos na linguagem Java que são executados em servidores especiais que suportam essa tecnologia.
  • O site usa um banco de dados on-line? Isso pode variar de Microsoft Access até um servidor SQL como o Microsoft SQLServer, Oracle, MySQL ou mSQL. O banco de dados terá grande influência na plataforma de hospedagem do site. Se o banco for somente para leitura, cópias de segurança não são tão importantes. Mas se a base é ativa, deve-se providenciar uma rotina de backup.

7. Há arquivos para download no site?

Nesse caso…

  • Eles precisam ser atendidos pelo servidor Web?
  • Eles precisam ser atendidos por um servidor de FTP?
  • Note que alguns provedores de hospedagem não fornecem serviços de FTP.

8. O site usa ou precisa de segurança?

  • Há áreas seguras que exigem certificados SSL de criptografia e segurança? Aplicações típicas SSL são formulários de compras ou que contenham dados confidenciais.
  • Há áreas privilegiadas no site? Essas áreas podem ser protegidas por controle de acesso baseados em nome de usuário e senha.
  • Com que freqüência esses controles de acesso precisam ser modificados?

9. O site usa algumas ferramentas de comércio eletrônico?

Estes devem ser compatíveis com a configuração de servidor do fornecedor selecionado, dando atenção em especial à pergunta sobre os certificados SSL.

10. Quanto tráfego o cliente exige?

Estimar corretamente o tráfego mensal é um requisito que pode ter um forte impacto sobre os custos de hospedagem. O tráfego de um site é a quantidade de bytes transmitida entre o servidor e o cliente. Considera-se o tamanho das páginas, das imagens e de todos os outros arquivos.

  • Há dados sobre o tráfego passado?
  • Se não houver, estão disponíveis os arquivos de log passados do servidor?

Caso você tenha dúvidas sobre como responder as perguntas desse questionário ou deseje mais informações, entre em contato conosco.

 

Autor: Marco Aurélio de Lima (maurelio@malima.com.br, http://www.malima.com.br)