Como saber se o app que você está baixando é seguro

Como saber se o app que você está baixando é seguro

28 de agosto de 2017 Off Por maurelio

A pesquisa “Você é um especialista em cibernética?” realizada pela Kaspersky Lab, empresa especialista em segurança cibernética, também revela que quase 15% dos consumidores brasileiros não leem as mensagens de instalação desses programas. Dessa forma, o usuário clica em “avançar” e “aceito” sem saber o compromisso que está assumindo.

O analista de segurança da Kaspersky Lab, Thiago Marques, comenta que “é muito comum que os usuários baixem aplicativos sem observar se estão permitindo que os desenvolvedores tenham acesso a mais informações do que deveriam”. É importante analisar se as informações solicitadas são realmente necessárias para o uso do aplicativo.

Alguns apps podem afetar a privacidade do usuário, iniciar a instalação de outros programas ou até alterar a configuração do sistema operacional de um smartphone de maneira legal, uma vez que o consumidor deu autorização (sem saber) durante o processo de instalação.

Saiba como baixar e utilizar aplicativos com segurança em seu smartphone:

  1. Faça download de fontes confiáveis: é importante somente baixar apps de fontes confiáveis ou de lojas oficiais, como Google Play e Apple App Store.
  2. Sempre cheque a privacidade do aplicativo: leia atentamente as condições e informações ao utilizar apps de jogos e testes. Da mesma forma que você pode compartilhar informações de seus amigos quando você concorda em sincronizar sua lista de amizade, os apps também podem dividir suas informações. Certifique-se de alterar as configurações para controlar as categorias de dados que os outros podem ter acesso.
  3. Verifique a lista de permissões que o app solicita: não clique em “avançar” durante a instalação sem verificar o que está aceitando. Alguns apps podem utilizar informações confidenciais (contatos, mensagens privadas, localização, etc.) para fins comerciais.
  4. Tenha uma senha forte e única: nunca crie uma senha fácil de ser adivinhada, como datas de aniversário, lugar de nascimento, nome dos pais, etc. Dados como esse são facilmente encontrados na internet. Para uma senha forte, combine letras, números e símbolos. É possível utilizar um administrador de senhas para melhor guardá-las.
  5. Proteja seu dispositivo: mantenha seu antivírus atualizado. Ele protegerá contra apps e sites fraudulentos, recursos como filtro de texto e chamada antirroubo garantem a segurança dos dados do usuário se o dispositivo for perdido ou roubado.

Fonte: Kaspersky Lab